sábado, 23 de junho de 2012

Sugestão de leitura

Bom, como bons e boas vadi@s que somos, o que a gente quer e gosta é gente pensando junto, independente de gênero e orientação sexual, formas de construir uma ideia de igualdade. De mundo melhor para todos. 
Talvez essa afirmação possa soar contraditória, (até pelo título do texto que vamos sugerir) mas acredite, não é. Ou não devia ser...  
Então é isso... segue o post de Thiago Beleza (beijo, me liga!), e que de acordo com o autor nos comentários que se seguem ao texto em seu blog (e que recomendamos serem lidos porque amplificam a discussão e o debate) "é um questionamento. São as palavras de um homem (segundo os padrões de comportamento, de sexualidade duvidosa) sobre o que é o feminismo e qual o nosso papel nesse contexto."


Machismo: limitação masculina



Por Thiago Beleza

"A maior parte dos homens que comentam em blogs feministas argumentam que sentem-se oprimidos e ofendidos, que nem todos os homens são tarados-estupradores-machistas-agressores-homicidas. Também dizem que tudo o que as feministas querem é instalar uma ditadura das mulheres e, dessa forma, colocar em prática sua vingança maléfica. Pura criatividade masculina. 
Ocorre que nós homens nascemos e fomos criados em uma sociedade machista. E nossa masculinidade é fragil bagarai (isso é sério, por isso homens não demonstram carinho uns pelos outros. Um simples beijo no rosto acabaria com a nossa masculinidade). O discurso feminista, articulado e cheio de exemplos, coloca todo nosso mundo másculo em pedaços. O processo de aceitação é complexo. Tudo aquilo que acreditávamos ser normal (por pura conveniência, claro) passa a ser a coisa mais terrível do mundo. A primeira reação é a negação. Depois vem a vergonha. Em seguida passamos a nos defender (sem muitos argumentos sólidos, obviamente). Depois vem a raiva e então descambamos para o ataque ao movimento feminista e todas as suas bandeiras. Homens, acreditem-me, nada mais patético. 
Entendam uma coisa: o feminismo não é sobre os homens. Simples assim… Agora, recolha seu ego despedaçado e aceite: O feminismo é sobre as mulheres e como elas reagem em uma sociedade controlada por homens. 
Mulheres sempre estiveram as márgens da história da humanidade, e acredite, não é culpa delas. O feminismo é um movimento (por favor, queridas, corrijam-me se eu estiver errado) que serve para que as mulheres reafirmem sua identidade de gênero em uma sociedade que vê a mulher como enfeite. Aceitem também que, não é o feminismo que oprime os homens, é o machismo. É o machismo que é o problema e não o feminismo. 
A construção que exige de nós uma atitude de macho-alfa é a mesma que exige que as mulheres assumam seu papel de coadjuvantes em nossa história. É o machismo que afirma que homens tem que ser machos, másculos, fortes, garanhões inseminadores, que devem trepar por horas a fio sem cansar. É o machismo que sufoca a sexualidade, ditando o que devemos ou não fazer na cama ou com quem (e com quant@s) devemos nos deitar. Repito, é o machismo que oprime a todos nós. 
A estrutura patriarcal da sociedade fode a vida de todo mundo (seja lá qual for seu gênero ou orientação sexual). Portanto, queridos homens, a nós, cabe o papel de ouvir o que elas tem a dizer. O feminismo não quer homens submissos. O feminismo luta pelo fim do machismo (esse mesmo, que nasce conosco e que é tão natural que nem percebemos) e quer o fim das diferenças entre gêneros. 
Quer que todos sejam respeitados por serem humanos. Portanto, caro macho, antes de agredir o movimento feminista, entenda que você está atacando o inimigo errado. Nós homens devíamos lutar contra o machismo. Esse é o assunto que diz respeito a nós e é ele que deveríamos estar discutindo e não a validade dos argumentos feministas. 
Antes de olhar para elas e dizer que elas estão erradas, devíamos olhar para nós e avaliar o nosso comportamento. Avaliar como nos comportamos em relação as mulheres. Comece aos poucos, avaliando como se comporta com sua mãe, com suas irmãs. Observe se elas recebem o mesmo tratamento que você ou se tem as mesmas vantagens. Depois comece a observar como você tratou suas últimas namoradas. Como você trata as mulheres desconhecidas. O machismo é uma doença social, não individual. 
Sentir-se oprimido pela sociedade, cara, não é vergonhoso e se você não começar a reconhecer seus privilégios por ser homem, pouca coisa vai mudar, pra você, para as mulheres, para os gays. As feministas tem muito a nos ensinar, meu velho. Não banque o macho estúpido (e eu sei que é estupidez porque eu já fui assim) repetindo os clichês que elas estão cansadas de ouvir. 
Se você não se enquadra no perfil que elas denunciam o tempo todo e se incomoda com o que elas dizem, o problema não está nelas, está em nós. Mas ao fazer isso, assuma uma postura menos arrogante. Admita suas falhas, sua ignorância sobre o assunto e eu não conheço nenhuma feminista que vá perder as estribeiras com você. 
Evite também dizer que o feminismo não faz mais sentido de ser, essa é a pior coisa a se fazer. Mulheres são mortas todos os dias por conta do machismo e isso não é uma brincadeira. Ainda culpamos as vítimas de estupro pelo próprio estupro. Ainda dizemos às mulheres violentadas que elas se comportaram mal e mereceram isto. Ainda tratamos nossas irmãs e mães como se fossem nossas empregadas. Ainda AJUDAMOS as nossas companheiras nas tarefas domésticas. Ainda tratamos homossexualidade como desvio de conduta. Lembre-se sempre, nós não somos oprimidos pelo feminismo, cara. É o machismo que fode com tudo. E o machismo, goste você ou não, é um problema masculino."

Nenhum comentário:

Postar um comentário